Páginas

22 julho 2014

Filmes sobre a idealização do amor perfeito


Eu costumo falar aqui sobre os filmes que eu assisto na esperança de que vocês encontrem nas minhas indicações algo de útil para assistir e levar para a vida. Embora não seja muito de fazer sinopses ou análises, eu gosto de pegar um tema abordado em algum filme e falar sobre ele, fazendo relações com a obra, com vida real e com as minhas opiniões. Mas hoje, buscando fugir um pouco desse padrão, eu resolvi trazer três indicações de obras que abordam um tema que eu acho muito interessante: a idealização da pessoa perfeita, do amor ideal e é isso que Lars and the Real Girl (A Garota Ideal), Ruby Sparks (A Namorada Perfeita) e Her (Ela) têm em comum.

Cada qual à sua maneira, os filmes mostram sobre como é se apaixonar por alguém que nós idealizamos, alguém que, à princípio, é tudo o que nós achamos que precisamos. Um ponto em comum em todas as tramas citadas é que os protagonistas percebem que mesmo quando encontram a pessoa que julgam ideal, as coisas não são tão perfeitas quanto eles imaginavam que seriam. Porque o amor é assim. Por mais que nós tenhamos nossas ideias pré-estabelecidas do que nós queremos encontrar numa pessoa, suas qualidades, nós percebemos que muitas vezes seus defeitos é que são apaixonantes e nos completam. 

· Lars and the Real Girl ·


· Resumo: Lars é introspectivo, não consegue se relacionar com as pessoas ao seu redor e resolve encomendar uma boneca de plástico que pode ser fabricada exatamente aos moldes do que ele considera ideal para lhe fazer companhia. Com a chegada de Bianca, o homem cria toda uma história para ela, uma personalidade, passando a acreditar que ela realmente tem vida. Seguindo a orientação da médica da cidade, todos entram na alucinação do protagonista e passam a tratar Bianca como se ela fosse mesmo real. Apesar de ser um drama, chega a ser engraçada a forma como Lars se relaciona com a boneca. 

· Destaque para: a atuação fenomenal de Ryan Gosling e a Bianca segurando o menino no colo, cena impagável.

· Ruby Sparks ·


· Resumo: Calvin é um escritor que está passando por uma fase de bloqueio criativo. Assim como Lars e Theodore, ele também é muito solitário e sente dificuldade em se relacionar com as pessoas. Seguindo a orientação do seu terapeuta, ele escreve sobre como seria a mulher ideal para ele e Ruby magicamente aparece, exatamente da forma que Calvin imaginou. O filme me surpreendeu positivamente pelo conteúdo abordado de forma tão profunda, mas o final clichê deixou um pouco a desejar. Ainda assim vale a pena ser assistido.

· Destaque para: a química entre o casal de protagonistas e para as armações arredondadas dos óculos do Calvin.

· Her ·


· Resumo: O tema principal do filme é outro (e eu já falei sobre ele aqui), mas a dificuldade do Theodore em se relacionar com as pessoas e a forma como Samanta passa a ser a idealização de mulher perfeita para ele - apesar de ser apenas um OS - passa a mensagem sobre o amor e suas idealizações. Assim como os protagonistas dos filmes anteriores, Theodore não consegue viver um romance real, mas a lição que fica das obras é que nós não podemos simplesmente idealizar alguém e esperar encontrar uma pessoa exatamente naqueles padrões, pois mesmo que por um milagre da natureza aparecesse alguém que julgamos "perfeitos" para nós, teríamos problemas, discussões, essas coisas, pois tudo isso faz parte de um relacionamento saudável. Afinal, estamos falando de duas pessoas diferentes, mas que diante dos atritos elas devem aprender a se moldar - um ao outro - de forma que ambos cresçam e se beneficiem juntos.

· Destaque para: Scarlett Johansson que consegue ser magnífica mesmo usando apenas a voz e para os óculos, o bigode e todo o figurino do Theo (qual é o meu problema com óculos de armações arredondadas?).

Bom, gente, acho que é isso. Talvez eu só tenha gostado tanto desses filmes que eu precisava indicá-los, mas acho realmente esse tema válido de ser refletido.

6 comentários:

  1. Acredita que eu não assisti nem ouvi falar de nenhum desses filmes? Mas já to anotando aqui pra assistir em breve, faz muito o meu tipo! Aqueles romances padrãozinho não me agradam mais sabe.

    Beijos!
    www.quaseatoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota, Ju!
      Vale muito a pena assistir eles, são histórias deliciosas!

      Excluir
  2. Desses eu ainda não vi "Ruby Sparks", mas verei assim que puder.

    Sobre os outros dois, são ótimas indicações. "Lars and The Real Girl" me surpreendeu positivamente, é um filme que consegue ser extremamente sensível sem cair na armadilha de ser piegas e ainda possui momentos naturalmente cômicos, além de ter o sempre ótimo Ryan Gosling; e "Her" é só um dos melhores filmes dos últimos tempos.

    Aproveitando o ensejo, você já assistiu "Amantes" Brendha? Caso contrário, eu te recomendo, não é exatamente sobre o tema, mas está relacionado e ainda tem o Joaquin Phoenix.

    Beijos

    O Mundo Em Cenas




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja mesmo, Vitor!

      Eu também me surpreendi muito com ele. Adorei.

      Nunca assisti esse! Mas vou dar uma procurada aqui. Obrigada pela indicação. Ah, Joaquin <3

      Excluir
  3. baah, se eu falar que ainda não vi nenhum desses filmes, mas estão na minha lista ein! hehe eu gostei do seu ponto de vista assemelhando-os, e esses filmes são bem apegados a realdade crua, não? enfim, vou aproveitar e ousar indicar um filme que ainda não vi, mas li muito sobre e pelo trailer, fotografia (linda), deve ter a sensibilidade que tu aparenta gostar, conhece o Filmow, enfim, espia aí http://filmow.com/nada-pessoal-t28265/

    Isso aí.
    xoxoxo
    ugdu =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você assista e venha comentar o que achou!
      Já marquei como "quero ver" no filmow, me interessei bastante. Obrigada pela indicação!

      Excluir