Páginas

08 agosto 2014

O futuro não existe


Hoje eu acordei madruguei, fui pra faculdade, ouvi a sétima professora da semana falando sobre o plano de ensino, cronograma da matéria, etc, vim pra casa, joguei a mochila num canto e pude respirar aliviada, proclamando a frase que estava guardando a semana inteira na minha cabeça, esperando pra ser acesa em neon vermelho e piscante: "enfim, sexta!!!!!!". Pois é, isso na primeira semana de aulas. Eu definitivamente não estava mais acostumada com tantas matérias assim, tô exausta. Pra recuperar as minhas energias fiz uma mini-maratona de Grey's Anatomy + café essa tarde - consegui terminar a segunda temporada e começar a terceira, oremos. Mas além disso tem outras coisas que eu quero contar pra vocês.

Hoje, entre um episódio e outro, eu tive um pouco de tempo livre pra pensar - coisa que me faltou nessa semana - e reparei uma coisa: eu mudei. Me atentei a esse detalhe depois que eu entrei em 3 canais no youtube (que eram meus preferidos, cujos eu não perdia uma atualização), fui assistir aos vídeos recentes e não consegui passar da metade de nenhum deles - não via mais sentido naquele conteúdo, não me via mais ali. Daí eu lembrei de uma estranha sensação que estou tendo desde o meio das férias pra cá. Uma sensação de que as coisas estavam prestes a mudar, sabe? Aquela nuvenzinha de possibilidades que fica pairando sobre sua cabeça, densa, mas que você não faz ideia do que pode acontecer ou quando (e se) vai acontecer. Então eu pensei numa frase que eu falei pra uma amiga há algum tempo, algo sobre nós irmos mudando aos pouquinhos e, quando nos damos conta, estarmos totalmente diferentes. Sem avisos, de supetão. As coisas estão de um jeito e depois não estão mais. Simples assim. Complicado assim. E hoje eu me peguei mudada.

Lá vou eu falar de GA de novo, mas... Não sei se vocês já assistiram ou leram alguma frase da série por aí, porém em todo episódio tem alguma parte quotável. Um dos últimos que eu assisti falava sobre a dor. Sobre como ela precisa ser sentida e de como nós aprendemos com ela. Inevitável lembrar de mim, que depois de apresentar um quadro clínico (entrando na terminologia da série) de dor crônica (não literal) por um tempo, finalmente sinto que houve uma mudança. Aquele pequeno desconforto constante simplesmente passou, foi embora. E com ele muitas outras coisas me deixaram. Muitos gostos, muitos pensamentos, sentimentos, enfim, parece que uma parte de mim se foi e deu lugar pra um espaço totalmente novo, em branco, que eu posso pintar como eu quiser, entendem?

Ainda nessa semana vi várias pessoas pedindo "que agosto seja doce", que seja isso e aquilo, mas hoje eu só consigo pensar em uma coisa: se eu quero, eu preciso tornar meu agosto mais doce, certo? EU tenho o poder de mudar as coisas. Agosto, coitado, é só um mês como qualquer outro que já passou enquanto meu corpo e mente permaneciam na inércia. Mas agora tudo pode ser diferente, só depende de mim. É bem como disse o Prates num dos seus comentários: nós só temos o presente. O passado já foi e o futuro não existe. Tudo o que nós temos é o aqui e o agora. Não dá pra sentar e ficar esperando que as coisas mudem. É claro que alguns detalhes vão mudar independente da nossa vontade, aos poucos, mas o fator decisivo pra isso é a gente que faz. Basta querer. E ser quem a gente quer ser.

Então vamos combinar uma coisa? Não vamos pedir um mês - um ano, um século - mais doce, melhor... Vamos lutar por isso, ok? 
Tipo lição de casa. 
Viram o tipo de professora que eu seria? Dando "lição de casa" já na primeira semana de aulas...

Esse post parece uma colcha de retalhos de pensamentos que foram se costurando uns aos outros sem uma boa ligação, mas eu estava com saudade de postar e achei legal comentar com vocês sobre essa nova fase que estou vivendo. 

10 comentários:

  1. Também estou passando por mudanças, Brendha. Algumas delas repentinas demais pro meu gosto, mas vejo que tudo está sendo pra melhor.
    Tá certo que tô vivendo um inferno astral desgraçado, mas quem nunca, né? Faz parte.
    Acho que a melhor parte dessas mudanças reside na mudança de perspectiva também. É tão bom passar a enxergar as coisas de uma maneira diferente.
    Antes eu não acreditava em destino, mas agora tenho quase certeza que TUDO acontece por um motivo. E quanto a mexer a bunda pra ir atrás da felicidade? Corretíssimo. Somos nós que fazemos a maior parte do nosso futuro e, ó, tô contigo. Vamos fazer por onde merecer.

    Beijos <3 E GA é amor puro. Pena que parei no fim da segunda temporada. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Larie, eu tava pensando nisso também. Quando a gente está passando por algo muito ruim, nós não pensamos que as coisas podem melhorar e não entendemos o motivo daquilo, mas tudo tem um motivo, certo? Inclusive as coisas ruins, que parecem que não vão passar, mas passam...

      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei o post. Você conseguiu colocar em palavras o que estava me acontecendo e eu não conseguia entender . Mudanças dão medos mas são necessarias . Você escreve muito bem, Parabéns.
    Seguindo seu blog
    http://isadoratendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com isso, Isa!
      Que essa sua fase seja ótima, como a minha está sendo...
      Obrigada! Beijão!

      Excluir
  3. As mudanças geralmente assustam, mas são necessárias e pode nos trazer coisas boas, né? Descreveu muita gente uehuheueheu
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  4. Os últimos meses foram bem difíceis pra mim. Perdi meu pai e fiquei meio sem saber o que fazer da vida. Mas foi justamente ele que me ensinou que a vida continua e só um otário continua o mesmo. Depois dessa tragédia que aconteceu na minha vida, consegui enxergar as coisas de uma forma diferente. Entrei de cabeça num novo estilo de vida, comecei a repensar muitas atitudes que não me representavam, apesar de continuar tomando-as, me reinventei. Claro que é um exercício diário e para o resto da vida, pelo menos é assim que quero seguir pensando. E você está certíssima. Paremos com essa de delegar para os dias, os meses e os anos o que só cabe a nós mesmos. Adorei o texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu imagino o quanto deve estar exausta. Eu passei a observar mais a minha vida e me perguntei a semana inteira: "o que eu tô fazendo comigo mesma?" Ando cansada e estressada com tudo no mundo, mas sei que eu que estou fazendo as coisas erradas, as escolhas erradas, as atitudes erradas. Depois de sentar e pensar bastante, pude enfim cair na real e perceber que por mais que eu queira algo, ela não virá para mim se eu não der o primeiro passo, se eu não tomar as atitudes certas e eu não devo ter medo do futuro porque eu não permitirei que ele seja ruim =)
    Parabéns pelo texto perfeito e inspirador <3
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
  6. Imagino como você está exausta. Eu agora to tendo aula e estágio de tarde, ou seja, só paro em casa a noite. Eu desejei que agosto fosse bom e até postei em algum lugar "que agosto seja bom pra mim, por favor" e foi nesse sentido mesmo, deu mesma fazer o meu mês ser bom (afinal, é o mês do meu aniversário). Agosto tem uma parte chata e uma parte boa, a parte chata é que não tem feriados e a parte boa é que por não ter feriados, da pra agir mais.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sempre me pego pensando nisso. A mudança está presente todo dia. Mas tem um momento em que percebemos ela nitidamente. Sabe, de fevereiro para novembro do ano passado eu mudei tanto, cresci de uma forma que nunca achei que poderia crescer. E de novembro para hoje já estou completamente diferente. A vida é assim mesmo, temos que nos adequar ao caminho :)))

    Beijos, Carol
    Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  8. Adorei adorei adorei o post, falou tudo e mais um pouco. As pessoas tem a mania ridícula (muitas vezes eu tenho também, confesso) de reclamar da vida e que estão insatisfeitas e que isso e aquilo quando não entendem que apenas elas mesmas tem o poder de mudar o que incomoda tanto. Como diria a minha querida Blair Waldorf, "Destino é para manés, é só uma desculpa idiota para deixar as coisas acontecerem em vez de fazer com que elas aconteçam".

    E eu entendo seu cansaço, é difícil mesmo. Eu fico na mesma ultimamente, é complicado!
    Eu amei seu blog e seu texto-desabafo, amo ler esse tipo de post (:

    Beijos da Tabatha!
    http://www.naocontapraninguem.com
    http://www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir