Páginas

04 junho 2015

As coisas têm o valor que damos a elas

Foto aleatória porque sim. Tirei daqui.
Resolvi colocar essa frase de título que é pra vocês não deixarem passar batido. Ela ficou martelando na minha cabeça a manhã toda e eu resolvi transcrevê-la porque me pareceu a maior verdade dos últimos tempos. No meio de tanta coisa acontecendo, tantas mudanças, tantas reviravoltas, eu percebi: nem mais, nem menos, as coisas têm apenas - e exatamente - o valor que damos pra elas. Seja isso algo bom ou ruim.

Comecei a pensar sobre esse assunto quando uma pessoa veio falar comigo no whatsapp hoje cedo. Alguém que, há alguns anos, fazia meu coração disparar só de ver o nome na tela do meu celular. Algumas brigas e um longo período de afastamento depois, voltamos a conversar, mas as coisas aqui dentro estão completamente diferentes. Entre ver que ele me mandou um olá e descobrir que o almoço está quase pronto... A segunda opção tem, obviamente, um efeito mais positivo sobre mim - enquanto a primeira nem me faz esboçar uma reação. Isso me colocou a pensar: há algum tempo - e durante muito tempo - eu depositava tanto valor sobre uma pessoa que hoje, apesar das tentativas, não me faz mais sentir nada além de "ok, vou te responder quando der". E tudo isso é muito louco! 

Algumas coisas extremamente pequenas podem ser empoçadas de tamanho valor que se tornam grandiosas aos nossos olhos. Eu, que sou adepta do modo Amélie de viver, tento levar isso pro dia-a-dia, procurando a magia dos pequenos prazeres diários. Pratico a gentileza e sempre que recebo um sorriso de volta de um desconhecido já considero meu dia ganho. Além disso, pode parecer meio presunçoso, mas tenho o costume de pensar que aquele meu "bom dia" despretensioso pode ter sido a melhor parte da manhã de alguém e acredito piamente que sorrisos dados sem motivo são os mais gostosos de serem observados - ainda mais quando devolvidos. Todos esses pequenos detalhes, quando reparados, podem fazer a minha semana mais feliz e por alguns momentos os problemas não parecem tão importantes ou impossíveis. Tudo fica mais fácil...

Em contrapartida, quando não estou num dia bom, parece que tudo é motivo para reclamar. Tudo se transforma num grande drama e o valor dado pros aspectos negativos faz com que tudo pareça um filme do Michael Bay: nada faz sentido, é só explosão atrás de explosão. Acho que é nessas horas que temos que olhar bem pro fundo da nossa alma e entender: as coisas têm o valor que atribuímos a elas. Nós somos capazes de atribuir valor a tudo que nos cerca, portanto, podemos (e devemos) fazê-lo de forma que nos beneficie - sem prejudicar os outros, é claro.

Então tente pensar um pouquinho sobre isso hoje. É algo realmente óbvio, mas que merece atenção. Não deixe seu inconsciente dar demasiado valor às coisas que não o merecem. O mesmo vale pras pessoas!

Às vezes depositamos tanta importância sobre algumas pessoas e nos esquecemos que o maior valor deve ser dado a nós mesmos. Não tem segredo, a fórmula é simples: aquilo que te faz bem, vale mais! E a recíproca também é verdadeira...

4 comentários:

  1. Nossa que texto, QUE TEXTO ♥
    Essa frase eu acho que temos que levar pra vida, e refletir sempre que possível, as vezes nós cegamos por muitas vezes dar um valor tremendo a algo que na verdade, não merecia. Infelizmente com pessoas a gente descobre que muitas vezes não podemos escolher, mas no dia a dia e coisas da vida sim, e acredito que todos deveriam ser igual a você e praticar o estilo Amélie de ser :)

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  2. Nós somos seres em constante mutação física e psicológica. Um sorriso pode mudar o nosso dia como também pode passar despercebido. A pessoa que nos despertava suspiros, hoje é quase um estranho ou o inverso. Tudo muda quando mudamos o ângulo da nossa visão sobre as mesmas coisas.
    Belo texto Brendha!

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão. É bem isso mesmo. O valor das coisas vai se relativizando dependendo do contexto que vamos vivendo. E isso é bem louco, porque do nada você para de valorizar algo que era muito importante.

    ResponderExcluir
  4. A intenção de chamar atenção com o título do post funcionou e muito bem!
    Parece clichê, meio conselho de mãe, mas realmente, tudo vem de nós, o que é válido para resultados também, não adianta reclamar que não conseguiu algo se quando podia não tentou da maneira certa, né?

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir